FÉ, FORMAÇÃO E MÚSICA

 

Responsáveis por bandas, Projeto Inovar tem formação musical voltada a serviço da fé

 

Grupo de músicos católicos é responsável por toda a logística e produção dos artistas que se apresentarão no 1º Encontro de Campistas da Diocese de Presidente Prudente

 

Jonathan Santos

Equipe de Comunicação 1º Encontro de Campistas

1logo inovar.jpg

Organizar um grande show exige muito cuidado e preparo. Disposição dos artistas no palco, estruturas necessárias para abrigar os músicos, camarim, cuidado com os horários, entre outros detalhes são fundamentais para quem vai produzir um show. Todo esse trabalho será executado com mais de dez bandas pelos músicos do Projeto Inovar, responsáveis por toda a logística e produção dos shows com as bandas que se apresentarão no 1º Encontro de Campistas da Diocese de Presidente Prudente, que ocorre nos dias 27, 28 e 29 de janeiro.

De acordo com o coordenador do projeto Eduardo Santos, o trabalho será grande, mas todos os integrantes do grupo gostam e já estão acostumados com este tipo de organização. A maioria deles já realiza produções parecidas em shows religiosos e também secular, mas para eles, fazer para Deus é ainda mais gratificante.

O Projeto Inovar tem sido responsável por conversar com a produção dos artistas e organizar os “mapas de palco”, entrada e saída dos músicos, além de coordenar os horários das bandas. Para o coordenador da equipe de trabalho do projeto, esta é uma forma prazerosa de contribuir com a Obra de Deus, já que “usar o dom que eles têm é o mínimo que eles podem fazer”, comenta.

 

NECESSIDADE DA DIOCESE

O Projeto Inovar nasceu da necessidade da Diocese de Presidente Prudente em ter formação para músicos e bandas. O objetivo principal é suprir a carência de formação litúrgica e formação musical, que são os pilares do grupo. Santos explica que o grupo capacita e ajuda outros grupos e ministérios que tocam nas igrejas através de workshops, tanto técnicos quanto litúrgicos, além de fundamentação teológica e espiritual.

Outro projeto do grupo, que tem o apoio, benção e envio do Bispo da Diocese de Presidente Prudente, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, além da direção espiritual do Padre Altino Brambila, que também é formador do Inovar, é o lançamento de um livro, que já foi escrito por Jair Barcelos (ex-Comunidade Recado) e aborda a formação proposta pelo Projeto Inovar. O livro, que será utilizado para as formações do grupo, está em processo de revisão teológica.

 

RESGATE DA MÚSICA CATÓLICA

Outro ponto fundamental defendido pelo Projeto Inovar é o “resgate” de músicas católicas consideradas “velhas”. Eduardo explica que “muitos jovens não gostam de tocar as músicas litúrgicas, porque são consideras muito antigas e com melodia ultrapassada”. A ideia do grupo então foi utilizar essas músicas e dar uma nova roupagem a elas.

O objetivo final é reunir as músicas em um CD, que já está em produção e conta com a participação de artistas renomados como Ziza Fernandes, Mizão, Luiz Carvalho (Comunidade Recado), Luciana Antunes, Thiago Brado, Dauton Zambrini, Manoel Batpista, Rodrigo Ferreira (Missão Louvor e Glória), além de outros. O CD sem fins lucrativos será utilizado para a formação dos grupos.

 

PARTICIPAÇÃO NO ENCONTRO

Além de trabalharem no 1º Encontro de Campistas, os músicos também se apresentarão em dois momentos durante o evento. No sábado (28), eles comandam o Momento Mariano durante a manhã. Já no domingo (29), eles são responsáveis por conduzir a Adoração ao Santíssimo Sacramento também durante a manhã.