MÓDULO FAMÍLIA

 

Módulo de pregação retrata a família como alicerce da igreja e da sociedade

 

Entre os pregadores, esteve o Padre Tiago Carvalho, que ressaltou: “Nossa casa é a primeira Igreja”.

 

Texto: Jéssica Soares

Fotos: Leandro Campos e Roberto Mancuzo

Equipe de Comunicação 1º Encontro de Campistas

Durante o 1º Encontro de Campistas da Diocese de Presidente Prudente, os participantes podem optar por participar de diversos módulos de formação. Entre eles, está o Módulo Família, com pregações que falam sobre matrimônio, namoro, relacionamento entre pais e filhos, a importância o amor e da oração em família.

 

Na tarde de sábado (28), o padre Tiago Carvalho, da Paróquia São Judas Tadeu de Presidente Prudente, esteve presente e abordou em sua pregação o tema “O sofrimento não impede que você ame, o amor não impede que você sofra”, quando falou sobre como aceitar e viver uma vida de cruz. Para o sacerdote, a família é um alicerce, não só da Igreja, mas de qualquer sociedade. “A família é tão importante, que Deus quando sonhou e planejou a história da salvação, ele nos trouxe Jesus através de uma família, para mostrar a importância dessa instituição em nossa vida”.

 

Padre Thiago explica que a intenção do módulo Família é ser uma chave para que tudo aquilo que se faz nos acampamentos tenha eficácia em meio às famílias. “Nossa casa é a primeira Igreja. É lá que celebramos e vivenciamos a nossa comunhão”. Ele também ressalta o fato de que hoje vivemos em uma sociedade relativista e o quão difícil é amar e sentir-se amado num mundo que valoriza o superficial. “Nós nos empenhamos muito dentro dos acampamentos em resgatar essa referência familiar”, completa.

 

O missionário e pregador Naor Antonio, que irá pregar no Módulo Família na manhã de domingo (29), destaca a importância da oração. Ele explica que são vários níveis de oração que devemos ter para proteger a família: a oração pessoal, a oração em família e depois a oração comunitária, com os irmãos, com uma vida na igreja. “É necessário proteger a nossa família, e a proteção vem através da oração”, ressalta.

O grupo da Pastoral de Adolescentes da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Presidente Venceslau, veio para participar do evento. Giovanna Ferrari, que faz parte da pastoral, ressalta que a dinâmica do evento tem sido interessante para quem participa. “A ideia dos módulos é bacana, pois agrada a todos os gostos e podemos escolher o que participar”.

 

No total, foram escolhidos sete temas de pregações para compor o Módulo Família: A importância do Sacramento do Matrimônio; O sofrimento não impede que você ame, o amor não impede que você sofra; Relacionamento pais e filhos; O amor precisa de cuidados; A oração em família sustenta a casa; Namoro e sexualidade; A igreja doméstica.